Reganho de peso após bariátrica: quais são os tratamentos existentes para ajudar com isso?
Uma verdade é que o reganho de peso após a cirurgia bariátrica é observado em 15-20% dos pacientes operados.
É geralmente relacionado com o retorno dos maus hábitos já existentes antes da cirurgia, pela compulsão alimentar, o sedentarismo, falta de acompanhamento médico e com a equipe multidisciplinar (seguimento nutricional e psicológico), afetando muito a autoestima do paciente.
Então, se você fez a cirurgia bariátrica e notou que está ganhando peso novamente, o ideal é dar a devida importância à isso o quanto antes.
Mas o que fazer quando há reganho de peso após a bariátrica? Que procedimentos podem ser realizados?
Nesses casos, primeiramente reorganizamos todo o processo e, assim, entendemos o que pode ajudar. Em relação aos procedimentos, podemos considerar tais como:
👉🏻 Plasma de Argônio – que ajuda a diminuir a comunicação entre o estômago e o intestino (anastomose), assim restaurando a restrição alimentar e ajudando o paciente a perder peso.
👉🏻 Gastroplastia endoscópica revisional – que permite que o estômago operado tenha uma redução através de endoscopia, por meio de novas costuras internas do reservatório gástrico e na anastomose.
👉🏻 Dependendo do caso, uma nova operação bariátrica, onde um paciente que fez a cirurgia Sleeve pode ser convertido para a cirurgia Bypass. Ou mesmo revisões de cirurgias do tipo Bypass.
No entanto, estas opções devem passar por uma avaliação profissional e, assim, é possível seguir o melhor caminho para corrigir o reganho de peso.